terça-feira, 8 de abril de 2008

Energia Chi


Designa-se chi um fluxo subtil de energia electromagnética que liga todas as coisas do Universo.

Antigamente, os povos eram capazes de pressentir este tipo de energia. Com tal capacidade, locais como Stonehenge, Carnac e as linhas Nazca, foram construídos por cima de linhas denominadas ley que, segundo crenças, designavam concentrações subterrâneas de energia. Estes locais foram construído, os unicamente para canalizar esta energia.

No Extremo Oriente, a compreensão e controlo de fluxos de energia é a base de sistemas de cura tradicionais como, por exemplo, a acupunctura e ainda artes marciais, como o tai chi, o qi kong e o baduanjin.

O chi é fundamental no feng shui. Este vive fundamentalmente dentro de entidades como o corpo humano, as plantas ou os edifícios, mas parte dele está constantemente a fluir para dentro e para fora, proveniente de outras fontes. A nossa energia chi pessoal está constantemente a misturar-se com a energia chi que nos rodeia. Isto faz com que o ser humano se encontre ligado ao espaço que o rodeia e também a todo o Universo, uma vez que as ondas de energia chi provenientes de muito longe têm a capacidade de o alcançar. É possível que algumas pessoas excepcionalmente sensíveis consigam aperceber-se de informação vinda de fontes distantes, materializada em premonições, visões ou telepatia.

Feng Shui significa «vento e água», e o fluxo de energia chi que circula de uma entidade para a outra é a sua base.
A energia chi que recebe do meio ambiente tem o poder de influenciar a sua posição, as suas emoções, a sua força física e, por vezes, até a sua saúde. A energia chi é transportada através da atmosfera pelo vento, pela água, pela energia solar, pela luz e pelo som. Movimenta-se de forma idêntica a estes fenómenos naturais, excepto que, ao contrário da maioria, pode fluir dentro de matéria sólida. A circulação para dentro e para fora dos edifícios faz-se essencialmente através das paredes. O chi move-se como a água que sobe e desce de acordo com as marés ou como o ar que circula à volta da Terra. O nome «feng shui» traduz a forma como a energia chi se movimenta. O princípio básico do feng shui consiste em fornecer-lhe meios para poder colocar-se onde o fluxo natural de energia chi o ajudará a concretizar os seus objectivos na vida.

1 comentário:

Arrepio da Alma disse...

Parabéns pelo artigo. Gostei muito a forma como foi abordada este temática cada vez mais essencial para o equilíbrio das pessoas no seu quotidiano.